quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Coreia do Sul confirma demissão do polêmico "doutor clone"

Clonagem de Cachorros
A Suprema Corte da Coreia do Sul confirmou nesta quarta-feira a demissão de Hwang Woo-souk, o cientista que enganou o mundo em 2004 ao anunciar que tinha clonado embriões humanos, uma dos maiores fraudes científicas das últimas décadas.

A máxima instância judicial do país considerou que Hwang, conhecido como o "doutor clone", foi demitido por justa causa pela Universidade Nacional de Seul (SNU) em 2006, informou a agência local "Yonhap", o que encerra o último processo judicial sobre o caso.

Hwang tinha processado a SNU por demissão sem justa causa ao afirmar que tinha apresentado documentos incorretos à comissão de pesquisa que descobriu o engano, versão que foi recusada hoje pelo tribunal.

O cientista, de 62 anos, anunciou em duas publicações, em 2004 e 2005, que tinha conseguido clonar um embrião humano e extrair células-tronco dele, o que em teoria poderia facilitar a criação de tecidos humanos.

O suposto descobrimento foi amplamente divulgado pelas revistas especializadas de todo o mundo, entre elas a prestigiada "Science", já que teria aberto as portas para a cura de doenças como diabetes e Alzheimer.

No entanto, em janeiro de 2006 uma comissão de pesquisa da SNU confirmou que Hwang tinha falsificado os resultados de seus experimentos e que nunca existiram tais células-tronco conseguidas de pacientes específicos.

O próprio cientista, que após o engano chegou a ser diretor do primeiro banco mundial de células, admitiu ter falsificado alguns dados de seus estudos.

Hwang, que esteve a ponto de ir para a prisão e teve a reputação manchada para sempre pelo chamado escândalo do "doutor clone", conseguiu clonar cachorros com sucesso e anunciou um projeto para trazer o extinto mamute de volta à vida.

Fonte:Exame/Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário