quarta-feira, 11 de maio de 2016

Comercial do Tinder na Índia gera debate sobre tradições

Comercial do Tinder na Índia
Um comercial do app Tinder na Índia está causando intenso debate sobre os costumes e tradições locais.

No vídeo, postado na página do Tinder India no Facebook, uma mulher está se arrumando em frente a um espelho.

A mãe dela vê a cena e pergunta se ela vai sair. A filha esconde o fato de que a saída será um encontro com um homem.

Mas a mãe vê as mensagens no iPhone da filha e aprova o encontro, dizendo que ela não precisa se preocupar.

Ela diz que aprova, dizendo que "da parte dela, passa para a direita" - uma alusão ao fato de passar para a direita no app significar que você gostou da pessoa mostrada.

O comercial já teve mais de 400 mil visualizações, desde que foi postado no dia 7 de maio.

Debate

Muitas pessoas, contudo, não aprovaram a campanha.

Para muitos, o vídeo é "irreal" em um país extremamente conservador. Para eles, uma mulher não teria essa liberdade apresentada e provavelmente seria punida por ter usado o app.

Nos costumes indianos, casamentos são arranjados, meninas casam cedo e pais não se mostram liberais desse modo quando se trata de encontros casuais.

Outros criticaram não por ser irreal, mas por não ser liberal demais.

Para eles, a campanha ainda mostra uma cultura muito condescendente, onde a mãe "aprova a filha virtuosa" - ou seja, ainda é a maneira dos pais controlarem a vida amorosa dos filhos.

No fim das contas, a marca estaria dizendo que o Tinder é "um app aprovado pelos pais, então é bom".

Algumas críticas compararam o Tinder indiano ao Shaadi.com, um famoso site de relacionamentos onde pais arranjam casamentos para os filhos.

Resposta

À BBC, Taru Kapoor, diretor do Tinder na Índia, disse que o vídeo mostra a dinâmica que está se transformando na cultura indiana.

"Como em toda geração, a juventude adota os fortes valores indianos ao mesmo tempo em que cria novas normas e rejeita outras que não se encaixam mais na ordem das coisas", disse.

A Índia é o maior mercado asiático para o Tinder. São 14 milhões de sim/não por dia.

Assista:
https://www.facebook.com/TinderInd/videos/575300302620524/

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário