terça-feira, 14 de julho de 2020

Como não ser um péssimo vendedor Dica 6: não interrogue o cliente

E não confronte

Um belo dia chego na sala – há alguns anos – e ouço uma conversa um pouco acalorada. Penso: ele certamente precisa descobrir uma informação imprescindível para desativar uma bomba nuclear e salvar o planeta (os EUA). Um filme do Tom Cruise? Não! Um vendedor interrogando um cliente para saber onde ele pode encontrar uma brecha para vender algo

O mais interessante era ouvir ele confrontando o cliente quando alguma informação era diferente daquela que meu amigo vendedor tinha

Mas, eu fui o único que já viu isso?

Acho que não. Exemplo simples: Tenho uma linha VIVO e esses dias uma pessoa me ligou dizendo que era da Tim e que estava vendo que eu tinha uma linha TIM com eles há um bom tempo e que estava me disponibilizando um desconto imperdível para mudar para pós pago da TIM. Eu respondi: mas minha linha é Vivo. E ela respondeu: Não, estou vendo no meu sistema que é Tim.

Fácil não, amigo vendedor

Aqui já está claro o que não se deve fazer, mas, e o que fazer? Como obter estes dados sem parecer um investigador de polícia?

Hoje existem estatísticas que já te guiam para onde seguir. Se não te guiam, guiam seu gerente ou diretor, que deve te conduzir

Além disso, se você acompanhou os outros textos e fez a lição de casa, aprendeu que quando você ligar seu objetivo é ser diferente e passar a impressão de autoridade no assunto. Então se você fez isso certo, neste momento seu cliente estará te contando o que você precisa saber sem que você pergunte

E você? Já viveu um interrogatório de vendas?

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário