quarta-feira, 11 de novembro de 2015

China mostra ao mundo seu poder de consumo — e ele é gigante

Milhares de caixas são vistas em um centro de distribuição em Suzhou, província de Jiangsu, China.
Esqueça o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, os festejos do Natal, Cyber Monday ou Black Friday. O dia que mobiliza a maior quantidade de vendas online no mundo tem outro nome: Singles Day, ou Dia dos Solteiros, comemorado todo 11 de novembro na China.

É nesta data que os chineses mostram todo o seu poder de consumo ao resto do globo — e ele é absolutamente colossal. O ponteiro do relógio já bateu meia-noite por lá e o saldo do festival de vendas atingiu nada menos do US$ 14,3 bilhões, o dobro do total comercializado no evento do ano passado.

Durante todo o dia, grandes portais de comércio eletrônico da China, como Alibaba, JD.com e Yihaodian, ofereceram descontos de até 50% em produtos de todos os tipos, desde leite a automóveis.

Em apenas 12 horas do ínicio do evento neste ano, os consumidores chineses já tinham desembolsado quase 9 bilhões de dólares (57.1 bilhões de yuans) em compras, segundo o gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba.

De acordo com o The Guardian, o Dia dos Solteiros começou em 1993 como uma homenagem às pessoas solteiras que procuravam uma "desculpa" para comprar presentes para elas mesmas. Hoje, a data virou o maior evento de vendas online do planeta.

Apesar da desaceleração econômica da China, o consumo durante o evento foi mais forte do que nunca. Segundo a agência EFE, esse movimento pode ter sido influenciado pela forte despesa publicitária das marcas chinesas nos dias prévios, com anúncios onipresentes em marquises, no metrô e até nos elevadores dos blocos residenciais.

As empresas do varejo chinês convidaram uma série de celebridades para ajudar a lançar o evento extravagante de compras, incluindo o protagonista de James Bond, Daniel Craig, o cantor norte-americano Adam Lambert e a atriz chinesa Zhao Wei.

Fonte: Exame/Abril

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