quarta-feira, 14 de abril de 2021

Dica para não ser inconveniente logo no início do relacionamento com seu novo cliente (ou prospecção)

1. não force intimidade

Não chame Juliana de Ju, Mariana de Mari, Rafael de Rafa. Se for para essa intimidade existir, ela virá naturalmente. Muita gente não gosta de ter proximidade com contatos profissionais


2. não force amizade

Tenho muitos amigos clientes, que começaram amigos e se tornaram clientes e o contrário. Mas isso aconteceu por diversos motivos e não por eu ter forçado


3. não diga que sabe como melhorar a logística, operação, etc do cliente

Você não tem como saber se pode, pois não tem acesso à todas as informações da empresa. A estatísticas estão apenas dados de rotas e volume. Existe um motivo para que o cliente faça algo como faz. Dizer à ele que está errado e que você tem a "salvação" é prepotência, além de insinuar que ele está fazendo tudo errado


Quando eu trabalhava no importador, uma vendedora que ligava para bater papo. Eu sempre atendi todo mudo e já na primeira ligação ela me contou sobre a família, filhos, perguntou como foi meu feriado

Forçou uma intimidade que conseguiu me deixar desconfortável - e olha que fico muito à vontade em situações de exposição


E você, já passou por situações em que o vendedor deu uma forçada na amizade? Conta aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário