segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Entenda por que o Google cria tantos doodles
A homepage do Google tem animações diferentes em determinadas datas. Elas são chamadas pela empresa de "doodles" e começaram como uma forma de dizer aos usuários do buscador que os cofundadores Larry Page e Sergey Brin haviam saído do escritório em agosto de 1998, em razão do festival Burning Man, que acontece no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.
O motivo pelo qual o Google decidiu dar continuidade aos doodles foi a possibilidade de expressar valores de tecnologia e inovação em sua página principal. Dessa maneira, o chefe da equipe dos doodles, Ryan Germick, pode fazer o que diz gostar: dar destaque para aniversários, pioneiros, cientistas e figuras menos importantes da história com animações.
"Amamos o conhecimento que enriquece as nossas vidas de alguma maneira", declarou Germick, em entrevista ao Business Insider. A equipe de doodles do Google tem dez artistas, dois engenheiros e dois produtores, que coordenam as mais de 100 pessoas ao redor do mundo envolvidas no projeto.
Germick afirma ainda que o doodle ideal não reflete somente os valores do Google, mas também é imersivo, educacional e emocionante para os usuários, "mesmo que ele gere somente um sorriso de um segundo".
"Um doodle típico e direto vem do nosso time local e, incluindo pesquisa, esboços e ajustes finais de design, leva cerca de uma semana para ficar pronto. Também podemos compartilhá-lo com a nossa equipe para conseguir mais nuances culturais que possam ter passado despercebidos. Outros doodles são muito mais intensos. Alguns dos jogos, como os que fizemos para o aniversário de 50 anos do Dr. Who, podem envolver cinco engenheiros e levam vários meses para ficarem prontos", disse Germick, ao Telegraph.
Desde os anos 2000, quando foi montada a equipe responsável pelos doodles, foram criadas mais de 2.000 animações comemorativas para a página do buscador mais usado da internet.
Apesar de muitos doodles surgirem da criatividade dos integrantes do time do Google, os internautas também podem enviar sugestões. O e-mail para isso é o proposals@google.com e as mensagens devem ser redigidas em inglês.
Fonte: Exame
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário