segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cardápio do JMPI inclui alimentos ligados à tradição e cultura indígena

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados do dia 23 a 31 deste mês (Foto: Divulgação)
A tradição e os costumes indígenas estarão representados de várias formas nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, inclusive no cardápio. E que a alimentação fornecida às etnias levará em conta o estilo de vida dos povos. Açaí, palmito, tapioca, mel nativo, peixe e tucupi são alguns dos alimentos que estarão no cardápio. O evento inicia na próxima sexta-feira (23) e segue até o dia 31 deste mês. Após o evento, a experiência será transformada em livro.

Segundo informações da assessoria de comunicação do JMPI, 140 profissionais estarão envolvidos na área de alimentação e bebidas, com a produção estimada em 220 toneladas de alimentos, durante os 15 dias de evento. Cada participante oficial terá direito a quatro refeições diárias, além de um kit saudável com alimentos típicos da região brasileira.

Conforme as informações, a elaboração do menu foi o resultado de levantamentos da história das etnias e contato com as principais fontes de informações da área. Os jogos, segundo a organização, vão valorizar a cultura e incentivar a aquisição de alimentos de produtores e cooperativas indígenas, muitos já certificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o selo de Produtor Indígena.
Supervisionados

A produção da alimentação será realizada por profissionais capacitados que têm experiência no controle da segurança alimentar, por meio do apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo seu curso de nutrição e de engenharia de alimentos, além da fiscalização e apoio da ANVISA e do Ministério da Saúde.
Livro

As experiências dos profissionais na elaboração do cardápio serão transformadas em tema de um livro produzido em parceria com a UFT. Os trabalhos, a produção e o conceito da alimentação dos povos vão ser documentados. “Queremos que o livro sirva como referência para outras atividades, eventos e pesquisas sobre a importância do alimento para os povos tradicionais, questões sociais, culturais e antropológicas”, disse o coordenador de Alimentos e Bebidas do Comitê Nacional Executivo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Luiz Camargo.
JMPI

Ao todo, 24 etnias nacionais e povos de 24 países, representarão os indígenas de todo o mundo na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O evento começa na próxima quinta-feira (22), mas abertura oficial está marcada para a sexta-feira (23).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário