terça-feira, 8 de setembro de 2020

Como administrar sua carteira de clientes

Antes de mais nada, você sabe o que é um cliente?

Simples, é um cliente que compra, que fecha. Se apenas cota, não é cliente. Se apenas te atende, não é cliente. Se você tem o contato de quem decide, não é cliente.

Agora, sim, como administrar seus 4 clientes?

Não, não serei rude.

Vamos de novo. Como administrar seus clientes, contatos, leads, targets e os que estão cotando?

Isso, esse é o caminho e fazendo isso você irá resolver sua vida na área de vendas, pois administrando sua “carteira” você irá conseguir saber qual investir mais energia, qual abandonar e qual passar para um colega. Sim, você tem que aprender a desapegar de clientes, que só tem esse nome por ser cliente de alguém, não necessariamente seu.

Existem bons textos sobre isso na internet, não fique apenas com meu conteúdo, mas vou explicar brevemente aqui.

Varia de negócio para negócio, mas no agenciamento de cargas, minha área atual, é difícil alguém administrar de maneira eficaz mais que 60 clientes. Se for com um bom suporte de vendas e um gerente ativo e próximo é possível gerenciar até uns 100, mas além desse número o vendedor apenas vai perder tempo e nunca vai chegar na alta performance de maneira sustentável e eficaz.

Classifique os clientes, os ativos e os que cotam (e que fecham mesmo que esporadicamente), os que te enrolam, os que você tem vontade de fechar e os que você tem na lista para começar do zero.

Dê uma letra para cada um por ordem de importância:

- A são aqueles que você não pode perder, que pagam certinho, não apertam no prazo e condições e que tem um bom volume mensal.

- B são o que você tem que dar atenção, que tem um prazo longo, mas tem volume e fecham. Eles podem ir para a letra A ou para a letra C, dependendo de como se comportarem.

- C são os que tem negócios, mas cotam e nunca fecham, você precisa subi-los para B ou rebaixá-los para D. Só que não pode ser porque você quer, você precisa estabelecer critérios bem definidos para cada uma das letras.

- D é a quarentena. São os clientes que você vai descartar. Ninguém sobe para a letra C, a não ser que você consiga entender que ele de fato quer algo sério.

Mas o segredo é você não sair da quantidade de clientes. Com uma carteira de 60 contatos, uma boa separação ficaria assim:

A 10 (20%)

B 10 (20%)

C 20 (40%)

D 10 (20%)

O que for letra D, você vai descartar e colocar outros 10 no lugar. E a mesma estratégia você vai usar para as outras letras. Claro que o A vai mudar menos, mas de resto o segredo é ser rotativo.

Faça isso por alguns meses e conte-nos o resultado.


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