sexta-feira, 27 de novembro de 2015
As 10 empresas mais reclamadas na Black Friday até o meio-dia
Até o meio-dia, o ReclameAQUI registrou 2.265 queixas de consumidores durante esta edição da Black Friday.
O monitoramento começou a ser feito às 10h de quinta-feira (26), quando diversas empresas participantes do evento já haviam lançado suas ofertas.
Nesse intervalo de tempo, a KaBuM! figurava como a companhia mais reclamada, com 455 problemas citados. Em seguida, apareciam a Americanas.com, com 198, e a Submarino, com 152.
Segundo Felipe Paniago, diretor de marketing do ReclameAQUI, as queixas têm crescido em ritmo mais lento neste ano do que nas edições anteriores da promoção coletiva.
"O Brasil vive um cenário econômico ruim. Mesmo assim, quem optou por comprar na Black Friday, está mais cauteloso e conseguiu fugir de problemas", disse em nota.
Na tabela, veja as 10 varejistas mais reclamadas até o meio-dia:
Empresa Nº de reclamações Reputação no ReclameAQUI
1 KaBuM! 455 Bom
2 Americanas.com 198 RA 1000*
3 Submarino 152 RA 1000
4 Netshoes 89 RA 1000
5 Magazine Luiza 70 Ótimo
6 Extra.com.br 66 Regular
7 Ponto Frio 65 Regular
8 Walmart.com 63 Regular
9 Casas Bahia 57 Regular
10 Banco Cetelem 44 Ótimo
* O selo RA 1000 é a reputação máxima em atendimento concedida pelo Reclame AQUI. Para recebê-la, a empresa precisa ter índices de resposta e solução iguais ou superiores a 90% e média de avaliações igual ou superior a 7, entre outros quesitos.
Problemas
A maioria das reclamações feitas no site, por enquanto, são referentes a propagandas enganosas (37%). Os problemas na finalização da compra aparecem em segundo lugar, com 7,4% das queixas.
Na sequência, vêm as insatisfações genéricas sobre as promoções (6,6%), divergência de valores (6,5%) e produtos indisponíveis (6,4%).
Produtos
Os produtos comprados que apresentaram mais problemas até o meio-dia eram os celulares e smartphones (com 10,5% do total de queixas); os componentes, peças e acessórios (7,4%); e os de assistência técnica (3,7%).
Em seu portal, o ReclameAQUI está atualizando em tempo real a lista das empresas mais questionadas pelos consumidores. Ela ficará disponível durante toda a Black Friday.
Também até o meio dia, o Procon-SP registrou 458 reclamações de consumidores sobre a sexta-feira dos descontos. O órgão não divulga prévias sobre as empresas mais reclamadas.
Fonte:Exame/Abril
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