sexta-feira, 8 de abril de 2016

Facebook tem cada vez mais notícias e menos posts pessoais

Facebook
O Facebook está trabalhando para combater a queda nas postagens de conteúdo original e pessoal dos usuários, o combustível que ajuda a movimentar a máquina de dinheiro no coração de sua rede social, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

As postagens gerais continuaram “fortes”, segundo o Facebook. Contudo, os usuários têm se mostrado menos dispostos a postar sobre suas vidas pessoais devido ao aumento de suas listas de amigos, disseram as pessoas.

Em vez disso, a base de 1,6 bilhão de usuários do Facebook está postando mais notícias e informações de outros sites. À medida que o tempo vai passando, os usuários do Facebook podem, ao longo de uma década, ter adicionado muitos conhecidos como amigos.

É possível que as pessoas nem sempre se sintam à vontade para compartilhar coisas sobre suas vidas sabendo que essas postagens podem não ser relevantes para todos os contatos.

Segundo uma das pessoas familiarizadas com a situação, os funcionários do Facebook que trabalham no problema têm um termo para essa queda na intimidade: “colapso de contexto”.

As postagens pessoais passaram para audiências menores do Snapchat, do Instagram, outra rede social da empresa dona do Facebook, e de outros serviços de mensagens.

O CEO Mark Zuckerberg tem falado nas reuniões de equipe do Facebook deste ano sobre a necessidade de inspirar as postagens pessoais, disseram as pessoas informadas sobre o assunto.

O Facebook tem tentado diversas táticas para incentivar a publicação de mais postagens do tipo, como o recurso “Neste Dia”, lançado no ano passado, que traz recordações dos últimos anos sobre as quais os usuários poderiam querer falar novamente, ou lembretes sobre datas especiais, como o Dia das Mães.

O Facebook também tem estimulado os usuários a postarem suas fotos mais recentes e outros conteúdos acessados recentemente em seus telefones.

As postagens originais de conteúdos pessoais -- em vez de postagens sobre informações públicas, como notícias -- caíram 21 por cento ano a ano até meados de 2015, informou o The Information, um site sobre notícias de tecnologia, na quarta-feira.

O Facebook disse em um comunicado que “o nível global de postagens não só se manteve forte, mas também similar aos níveis dos anos anteriores”.

Nesta semana, a empresa tomou outra medida para facilitar as postagens, introduzindo uma ferramenta de vídeo ao vivo que todos os usuários do Facebook podem usar.

Na terça-feira, Zuckerberg fez um discurso em vídeo para os usuários do Facebook incentivando-os a postarem vídeos ao vivo do que quisessem, pontuando que até mesmo atividades comuns, como um corte de cabelo, podem entreter os espectadores quando realizadas em tempo real.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário