O ano de 2020 foi ao mesmo tempo ruim para alguns e excelente para outros. A pandemia, a crise política e econômica atingiram em cheio o comércio exterior brasileiro. Importadores e exportadores que operavam constantemente, reduziram seus estoques e diminuíram seus processos e consequentemente afetou toda a cadeia logística atrelada a eles.
A queixa é geral. Agentes de cargas, armadores, transportadoras, armazéns, seguradoras, corretores de câmbio, etc…. A estimativa é que o fluxo de comércio exterior tenha caído em torno de 30%. Porém não podemos desanimar. Toda crise tem seu lado bom , pois limpa o mercado de maus profissionais e de empresas desestruturadas. Só se mantem no mercado quem trabalha corretamente e possui ferramentas de análise e resultados.
O comércio exterior brasileiro teve muitos avanços e facilitadores este ano. Muitas vezes os empresários desconhecem ou não acreditam nas ferramentas disponíveis hoje em termos de facilitação e incentivo ao comércio exterior disponibilizadas pelo governo brasileiro e por empresas governamentais ligadas ao setor.
Cabe Informar:
- Portal Único de Comércio Exterior – Portal Siscomex
O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.
Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los. Assim, o Programa Portal Único de Comércio Exterior nasce baseado em três pilares:
- Invest & Export Brasil Guia de Comércio Exterior e Investimento:
O website Guia de Comércio Exterior e Investimento – Invest & Export Brasil pretende ser uma ação governamental eficiente e coordenada de divulgação das oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e no exterior, diante do aumento da importância da promoção comercial e da atração de investimentos para o dinamismo da economia nacional.
De caráter essencialmente informativo, o website resulta do esforço conjunto entre os Ministérios das Relações Exteriores (MRE); do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciado em 2012.
A nova plataforma reúne acervo consolidado de informações sobre oportunidades de negócios e de investimentos, bem como apresenta, de modo organizado e temático, os principais produtos e serviços disponibilizados pelos órgãos brasileiros dedicados ao tema. Além disso, o Guia de Comércio Exterior e Investimento segue a tendência internacional de compartilhamento de produtos e serviços entre diversos órgãos em um único ambiente eletrônico com layout padronizado.
Dessa forma, a nova interface pretende trazer maior satisfação ao usuário do website, no sentido de otimizar o acesso a informações, sanar dúvidas e oferecer serviços que facilitem atividades de exportação, importação e investimento.
- Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Para 2020 A Melhor Maneira das Empresas Recuperarem a Produção e o Faturamento é Exportar. Com a desvalorização do real perante o dólar e o euro, o produto brasileiro se tornou atrativo para vários países.
Utilize o regime aduaneiro especial de drawback, que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado. O mecanismo funciona como um incentivo às exportações, pois reduz os custos de produção de produtos exportáveis, tornando-os mais competitivos no mercado internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário