Comex do Brasil
Muitas empresas querem expandir seus negócios para o cenário internacional, e para isso precisam contar com os serviços de profissionais de comércio exterior – o trabalhador essencial para internacionalizar todo tipo de negócio.
Quem escolhe uma graduação nesta área se envolve em trâmites de comercialização de muitas coisas – desde matérias-primas e insumos até produtos industrializados que podem ser comercializados em diversos países. É esse profissional que controla os processos de importação e exportação da maioria das coisas que consumimos no nosso dia a dia.
Para que as transições sejam feitas de maneira adequada, leis e regras precisam ser respeitadas pelos profissionais. Sendo assim, o profissional precisa ter um conhecimento aprofundado dos padrões que devem ser adotados em cada transação comercial.
A área de atuação também exige que os profissionais tenham conhecimentos aprofundados em Direito e Legislação. Porém muitas competências específicas são adquiridas apenas quando a pessoa está atuando na área e absorvendo conceitos na prática. Por isso, o estágio na área é fundamental.
Fluência em outro idioma é obrigatório para que seja possível compreender contratos e documentos em outra língua. Também é essencial aprender a lidar com números para negociações corretas de compra e venda.
Se engana quem pensa que apenas graduandos de comércio exterior podem atuar na área, pois é possível fazer uma faculdade de administração, com ênfase em comex, ou uma pós na área. O mercado de atuação é amplo, e costuma oferecer bom retorno financeiro.
Se você se interessou pela área, conheça mais sobre os campos de atuação possíveis para os profissionais.
Áreas de atuação para profissionais de comércio exterior
O profissional pode atuar em diferentes áreas, seja no comércio, em indústrias, instituições financeiras e até em órgãos municipais, estaduais ou federais. Os campos de atuação também são bem diversos e podem ir além dos que listamos a seguir.
Análise: atuar para fechar contratos de importação e exportação, conforme a legislação de cada país.
Consultoria: prestar auxílio a empresas de pequeno, médio e grande porte.
Cotação: realizar a cotação de moedas estrangeiras necessárias para as transações.
Gestão: elaborar metas e objetivos para exportação baseados em estudos sobre os melhores mercados para realizar operações.
Logística: analisar o custo e o tempo de entrega e determinar como o produto será transportado.
Marketing internacional: fazer a avaliação do mercado e adaptar o produto à cultura local.
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