sexta-feira, 14 de maio de 2021

Setor de comércio exterior oferece oportunidades de emprego para profissionais especializados.

Comex do Brasil

Muitas empresas querem expandir seus negócios para o cenário internacional, e para isso precisam contar com os serviços de profissionais de comércio exterior – o trabalhador essencial para internacionalizar todo tipo de negócio.

Quem escolhe uma graduação nesta área se envolve em trâmites de comercialização de muitas coisas – desde matérias-primas e insumos até produtos industrializados que podem ser comercializados em diversos países. É esse profissional que controla os processos de importação e exportação da maioria das coisas que consumimos no nosso dia a dia.

Para que as transições sejam feitas de maneira adequada, leis e regras precisam ser respeitadas pelos profissionais. Sendo assim, o profissional precisa ter um conhecimento aprofundado dos padrões que devem ser adotados em cada transação comercial.

A área de atuação também exige que os profissionais tenham conhecimentos aprofundados em Direito e Legislação. Porém muitas competências específicas são adquiridas apenas quando a pessoa está atuando na área e absorvendo conceitos na prática. Por isso, o estágio na área é fundamental.

Fluência em outro idioma é obrigatório para que seja possível compreender contratos e documentos em outra língua. Também é essencial aprender a lidar com números para negociações corretas de compra e venda.

Se engana quem pensa que apenas graduandos de comércio exterior podem atuar na área, pois é possível fazer uma faculdade de administração, com ênfase em comex, ou uma pós na área. O mercado de atuação é amplo, e costuma oferecer bom retorno financeiro.

Se você se interessou pela área, conheça mais sobre os campos de atuação possíveis para os profissionais.

Áreas de atuação para profissionais de comércio exterior

O profissional pode atuar em diferentes áreas, seja no comércio, em indústrias, instituições financeiras e até em órgãos municipais, estaduais ou federais. Os campos de atuação também são bem diversos e podem ir além dos que listamos a seguir.

Análise: atuar para fechar contratos de importação e exportação, conforme a legislação de cada país.

Consultoria: prestar auxílio a empresas de pequeno, médio e grande porte.

Cotação: realizar a cotação de moedas estrangeiras necessárias para as transações.

Gestão: elaborar metas e objetivos para exportação baseados em estudos sobre os melhores mercados para realizar operações.

Logística: analisar o custo e o tempo de entrega e determinar como o produto será transportado.

Marketing internacional: fazer a avaliação do mercado e adaptar o produto à cultura local.

Acesse a notícia original AQUI
Acesse: www.jacksoncampos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário