No comércio, assim como ocorre na indústria, empresários revelam confiança na economia, embora com mais cautela, pois pela primeira vez, desde abril, a métrica utilizada por consultores da Fecomércio revela otimismo, com mais de 100 pontos.
Elaborado mensalmente, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), de novembro registrou 105,3 pontos, crescimento de 6,9% em relação a outubro, caracterizando a quinta elevação consecutiva.
O número, embora esteja 8,6% abaixo do patamar comparado com igual período do ano anterior, é o maior desde o início dos efeitos decorrentes da infecção por coronavírus na economia.
– Quem está puxando de forma mais expressiva o desempenho geral é o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, que apontou alta mensal de 10,9% e ficou nos 76,6 pontos – afirmou o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze.
Reação – Para o consultor, apesar de se manter em pessimismo, houve uma recuperação de 197% desde o fundo do poço, que foi no mês de julho, com 25,8 pontos, ou seja, quase triplicou.
A reabertura do comércio e a retomada das vendas, acrescentou o consultor, produziram reação positiva, e os empresários de Salvador voltaram a criar expectativas em grande parte devido ao auxílio emergencial.
Setores ligados à construção civil, como eletrodomésticos, materiais de construção e móveis, vêm registrando maior aumento nas vendas, porém há dificuldades no fornecimento de produtos.
“Que notícia triste. Eu
perdi um grande amigo
e o mundo perdeu uma
lenda. Ainda há muito
a ser dito, mas, por
agora, que Deus dê
força para os familiares.
Um dia, eu espero que
possamos jogar bola
juntos no céu”
Pelé, ex-jogador de futebol, sobre a morte do ídolo argentino Diego Armando Maradona
Encontro de economia
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Encontro de Economia Baiana, que este ano terá como tema Bahia e Brasil Pós-Pandemia: Desafios e Novas Tendências. A iniciativa é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), do Programa de Pós-Graduação em Economia da Ufba e da Desenbahia, com o apoio do Corecon-BA. Os debates este ano terão foco nas políticas públicas, econômicas e sociais que podem ser adotadas para assegurar o desenvolvimento econômico que leve à superação da crise econômica, com melhoria dos padrões de vida das pessoas, além da redução da concentração da riqueza. O encontro será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2020, via streaming, pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas no site www.eeb.sei.ba.gov.br.
Confiança na Indústria
A pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), de novembro, registrou crescimento da confiança em 22 entre 30 setores analisados. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as maiores altas ocorreram em biocombustíveis, um aumento de 10 pontos relativos a outubro.
POUCAS & BOAS
Começa hoje na Santa Casa de Jequié uma ação da campanha Cuidar da Saúde é Coisa de Homem, em referência ao Novembro Azul, que incentiva a prevenção com exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma estrutura com Unidade Móvel foi montada no estacionamento da Santa Casa e equipe de profissionais estará no local até amanhã em consultas e exames de PSA. Para ser atendido o morador interessado faz um cadastro no escritório do Programa Santa Casa de Bairro em Bairro, perto da Praça da Bandeira, onde recebe instruções sobre uma série de cuidados que deve observar antes de ser examinado. Com atendimento apenas através de horário agendado, a ação visa evitar aglomerações.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) anunciou ontem que em 2020 a área com o programa Soja Plus alcançou 38% das áreas plantadas com o grão no estado, somando a adesão de 250 empreendimentos no oeste da Bahia. O programa, entre outras iniciativas, orienta os produtores na organização da área dos recursos humanos. Na região, o Soja Plus já promoveu 49 cursos, formando 640 profissionais nos seis anos de atuação no estado, onde tem parceria da Aiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário